Espaço Essência

O Espaço Essência é um imponente projeto de showroom, que une tudo que a De Carli oferece em tecnologia, acabamentos exclusivos, funcionalidade, elegância e aconchego. As pedras são o ponto central do ambiente, presentes no revestimento de superfícies, paredes, pisos, estruturas, mobiliários e itens de decoração. Visite-nos e inspire-se!

ZOOM NO SHOWROOM

As arquitetas da HB Interiores e da POZ design, Juliana e Camila, contam que, sempre que criam um espaço, pensam nos visuais que surgem quando o usuário está usufruindo do mesmo. Então, convidamos você para acompanhar os detalhes deste espaço inovador.

ESPAÇO ESSÊNCIA

O conceito da proposta foi criar um living de dois ambientes: um gourmet imponente, com adega, e um espaço de jantar.

DESAFIO

Importante ressaltar que usar muitas pedras em um showroom é um grande desafio. Pois a pedra além de ter muitas texturas é um material frio. Assim, para que o ambiente ficasse harmônico e aconchegante, as arquitetas selecionaram minuciosamente os revestimentos da De Carli que melhor harmonizaram com a proposta. “Também usamos muito a madeira como revestimento de parede, para aquecer e trazer a nossa identidade. Na HB Interiores, gostamos muito de usar a madeira como um importante elemento de nossas composições. Além de pedra e madeira, outro item que merece destaque é o tensoflex”, destaca Juliana.

PÓRTICO FUNCIONAL

Para o acesso, foi criado um grande pórtico revestido em Dekton Kelya. Além de pórtico, esse espaço também possui armários embutidos, mostrando a possibilidade do uso da lâmina como revestimento de marcenaria. Por ter apenas 4 mm ela fica leve e não compromete a estruturação da marcenaria

DIVIDINDO AMBIENTES COM BELEZA

Em frente a este espaço foi concebida grande estante vazada, à frente de um vidro, dividindo o showroom e o jardim de inverno. Essa estante possui moldura de mármore Dolomítico Donatello, explorando o uso de mais um material dentro do showroom. “Por meio dos nichos conseguimos enxergar o verde externo invadindo visualmente o showroom e trabalhamos com vegetação também nas prateleiras para ampliar essa relação visual”, explica Juliana.

REMETENDO À NATUREZA

No jardim de inverno, o material escolhido foi o basalto irregular, como revestimento de piso e parede. Na parede da fonte, sobre o revestimento do piso e na parede atrás da estante, foi feita parede verde, para evidenciar o conceito descrito anteriormente. “A ideia era criar a integração entre os dois materiais (basalto e vegetação). Assim, no piso, usamos pedrisco e grama, como se a vegetação estivesse invadindo o solo”, conta a arquiteta.

VOLUME DE LAREIRA

Juliana conta que, para dividir os dois ambientes de estar, foi criado um volume de lareira. Volumes em pedra com lareira ecológica são muito utilizados nos projetos de interiores, mas as arquitetas queriam conceber algo inusitado. Assim, foi criado um volume baixo, para não atrapalhar a visualização e integração entre os ambientes, com um nicho central para a lareira em formato arredondado. “A forma como a De Carli executou nossa ideia ficou perfeita. São pequenas tiras de pedras, coladas lado a lado, respeitando o desenho que veio da pedra. Quem olha e não sabe, acha que é um bloco de pedra esculpido, tamanha a perfeição”, conta.

SOFÁS: CONFORTO E SOFISTICAÇÃO

Para os dois estares, foram desenvolvidos os primeiros protótipos de mobiliário da collab lazQa: um sofá revestido em pedra e duas mesas de centro. Da mesma forma, as mesas de jantar, também foram desenhadas pela collab.

PAREDE MULTIFUNCIONAL

A tela retroiluminada, quando acesa, cria um efeito visual extremamente cênico para o espaço. Quando apagada, funciona de plano de fundo para o projetor, já utilizado nos eventos de inauguração do espaço.

PISANDO EM MÁRMORE

Para o piso, as profissionais escolheram o quartzito Mont Blanc, pedra campeã em vendas na De Carli. Foi realizada uma brincadeira que deu certo, em usar a versão polida na ilha e acetinada no piso.

A ILHA

A ilha leva o mesmo conceito de forma, com cantos arredondados. Para criar uma textura diferente, as profissionais trabalharam com o corpo ripado em pedra, com as portas também, utilizando o mesmo material. Neste caso, como o material é mais espesso, não há marcenaria na porta. E sim, pedra com a dobradiça fixada diretamente no quartzito.

FUNCIONALIDADES NA ILHA

O tampo da ilha leva um material diferente, o Dekton. Esta categoria de pedra é a mais resistente e indicada para bancadas de cozinha pois, tecnicamente, é mais resistente a manchas, calor, corte, entre outros. A bancada da ilha foi, inclusive, testada e aprovada nos eventos realizados.

Para explorar o máximo potencial do maquinário da De Carli, foram feitos recortes na pedra, exercendo diferentes funções: As bocas do cooktop foram colocadas diretamente na pedra; Foram criadas calha úmida e seca, com desenho e recortes desenvolvidos pelo escritório; Lixeira embutida; Totem elétrico; Cuba esculpida; E tudo feito de dekton, o mesmo material do tampo.

ILUMINAÇÃO DA ILHA

Para soltar os dois materiais (corpo e tampo) foi criado um negativo, com iluminação indireta.

FUNDO INTELIGENTE

A parede ao fundo do gourmet também recebeu o Dekton como revestimento, o mesmo da bancada. O intuito foi ocultar as funções que existem na parede ao fundo, deixando um plano limpo. Veja que, atrás do revestimento, há uma churrasqueira com tampa motorizada, porta que leva à cozinha e geladeira oculta.

RECANTO DA ADEGA

Neste ambiente, as arquitetas exploraram dois revestimentos: o Quartzito bronzite escovado, funcionando como elemento de suporte para os garrafeiros. E a pedra, sendo que até o momento, a empresa parceira não havia ainda utilizado os suportes de vinhos em pedra, somente em madeira e vidro. “No showroom o nosso desafio era usar a pedra para fixação e usamos dois tipos de suporte para ilustrar as possibilidades: block de um lado e pinos de outro”, conta Juliana. Veja que a pedra escolhida tem um tom bronze e ficou harmônica com a madeira, que reveste parte da estrutura do espaço. Já no centro, foi utilizada pedra retroiluminada Onix Lucent, mostrando a possibilidade de usar luz por trás dos materiais translúcidos.

ANTESSALA DOS BANHEIROS

Para os banheiros, a ideia era manter o mesmo conceito do showroom inteiro, em explorar ao máximo as pedras. Foi criada, então, uma antessala antes das cabines do feminino e masculino. Neste ambiente de acesso, tanto o piso como as paredes foram revestidos com Granito Matrix 3D e, valorizando as novas ferramentas da De Carli, foi trabalhada a parede do fundo com mármore simples, porém com textura, tornando-o peça nobre.

BANHEIRA EM MÁRMORE

A banheira é esculpida em mármore, apresentando a nova parceria da De Carli para cubas e banheiras esculpidas em pedra, com a Monolítica. Já para as cabines masculina e feminina, a proposta foi usar porcelanato como revestimento de piso, parede e forro. A De Carli também representa algumas marcas de lastras Ultracompacto da Portobello. Aqui, nossa ideia é que este fosse o único revestimento presente no ambiente.

ACABAMENTO NAS BANCADAS

Além de revestir as paredes, foi criada a cuba esculpida no mesmo material, porta-papel higiênico, lixeira e porta-papel toalha. “Aqui também pudemos executar e, assim, mostrar a excelência do acabamento que a De Carli consegue oferecer”, finaliza Juliana.

PARCEIROS

APOIADORES:

Precisa de ajuda?